Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2014

Deuses "exclusivamente" romanos

Muito se fala da mitologia grego/romana e com essa nominação mais simplista, muitas pessoas pensam que a mitologia grega e a romana são a mesma coisa. As semelhanças existem, claro, muitos dos deuses gregos apenas foram rebatizados ganhando moldes romanos, recebendo novas atribuições, mas, o que muitos não sabem é que quando Roma conquistou a Grécia (e foi conquistada por essa culturalmente) incorporou deuses novos a já rica mitologia grega.

Vamos nos ater a falar dessas divindades que foram criadas pelos romanos e não existiam na antiguidade grega. O deus Jano é um destes, este deus possui duas cabeças, uma voltada para trás (representando o passado) e outra para frente (representando o futuro). Este estranho deus representa a mudança e exatamente por isso o mês de Janeiro que inicia o ano novo deriva de seu nome.

Outro deus Roamno é Terminus, este deus é o deus das fronteiras e era comum que estátuas suas fossem colocadas nas fronteiras. Embora não sejam deuses, os lares são invenções romanas. Estes seres são familiares que protegem as casas, espíritos de ancestrais que protegem seus descendentes. Fazendo uma analogia os lares são como versões benevolas dos poltergeists,

Por ultimo a deusa Belona, divindade da guerra. Seu nome deriva do latim bellum (guerra) em algumas versões Belona é irmã do deus da guerra Marte (o Ares grego) em outras versões é sua consorte. No exterior dos templos dedicadas a essa deusa haviam colunas aos quais eram conhecidas como "colunas da guerra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário