Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O mundo inferior e seus habitantes



O Hades, assim denominado o mundo dos mortos grego, é um territorio vasto e sombrio governado pelo deus Hades (o qual de seu nome se denomina também o nome de seus dominios). O conceito de mundo dos mortos para os gregos era diferente da visão crista, pois o Hades tem em si territorios correspondentes ao paraiso, inferno e purgatorio cristãos.

O Hades é divido em trés grandes areas. A primeira delas é o Erebo, uma região vasta aonde ficam as almas da maioria das pessoas que não foram nem "boas demais" nem "crueis demais" assim elas vagam eternamente como zumbis, sem personalidade e sem identidade, meras sombras do que um dia foram seres humanos. Esta região representa o purgatorio cristão. O local correspondente ao inferno é o Tartaro, um abismo profundo aonde os deuses olimpicos aprisionam seus piores inimigos.

O ultimo e mais invejado territorio do mundo dos mortos são os jardins Elisseos (correspondem ao paraiso) este é um local completamente diferente, lá a felicdade e paz, as almas que vivem ali são de pessoas muito estimadas pelos deuses, normalmente grandes herois e heroinas vão para os jardis Elisseos apos a morte.

É importante falar mais detalhadamente dos habitantes do mundo inferior, a grande maioria deles esta lá contra a vontade, centenas de milhares de almas que vivem em uma angustia eterna vagueando pelo Erebo ou sofrendo terrivelmente no tartaro, como dito alguns poucos chegam aos jardins Elisseos. Todos os dias o mundo inferior recebe mais e mais habitantes, nos tempos de guerras então, este numero é bem maior...

Os principais e mais importantes residentes do mundo inferior porem são, em primeiro lugar o rei do mundo inferior, senhor absoluto do mundo dos mortos, Hades. Caronte é outra figura importante e com um papel fundamental, é ele quem transporta os mortos pelas travessias dos rios infernais, uma figura sombria e esqueletica. Deuses menores como Hypnos e Tanatos também residem no mundo inferior juntamente com o cão Cerbero. um gigantesco cão de tres cabeças guardião do mundo inferior, um ser temido por todos, embora tenha sido abatido e capturado por Hercules. O heroi enfrentou o monstro de mãos vazias, e venceu.

No tartaro residem os hospedes de honra do Hades, estão entre eles os titãs derrotados na primeira guerra entre eles e os deuses olimpianos. Humanos que desagradaram os deuses também residem no Tartaro dentre eles esta Sisifo, um mortal que enganou a morte não apenas uma, mais duas vezes. O deus Hades o puniu com uma severa tarefa a qual ele deveria realizar por toda a eternidade: carregar uma pesada rocha ate o cume de uma montanha, ao fazer isso ela rolava montanha abaixo e ele deveria recomeçar a tarefa.

Por ultimo uma das mais importantes residentes do Hades é Persefone a rainha do mundo inferior. Persefone é um caso curioso por ser uma personalidade que tem sua passagem temporaria no mundo inferior, ela passa suas "ferias de inverno" todo ano lã. Foi decidido em um antigo trato que Persefone ficaria o inverno no mundo dos mortos junto ao seu marido e o restante do ano com sua mãe Deméter e os demais olimpianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário