Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O conceito de "deus"

Ah muito tempo leio sobre mitologia e tenho um fascino especial pelas divinidades independente do panteão, embora claro que aprecie alguns deuses mais do que outros. Quando falo dessas divinidades me refiro aos deuses de religões politeistas e pagas excluindo o deus do cristianismo.

Quero adiantar que nada tenho contra ele, na verdade tenho uma grande admiração por ele tamém, a questão é que o deus cristão é um ser onipotente e onipresente,  sendo uma energia inifinita e incorporea, e este conceito divino se difere do conceito dos deuses das religiões pagas as quais quero falar nesta postagem.

O deus cristão é muito mais um espectador que age mais indiretamente atraves de pessoas e anjos, ou se diretamente sem assumir uma forma fisica. É essa a maior diferença dos deuses pagões eles possuem corpo, eles interagem entre si e entre os humanos, eles amam, erram, traem, em sintese são muito mais humanos e ao mesmo tempo continuam a ser tão divinos.

Eis então que surge uma questão que sempre me fascinou "O que faz dos deuses do paganismo de fato deuses?" a imortalidade é a primeira coisa que me vinha a cabeça, mas a muito percebi que não era apenas isso, pois se fosse esta caracteristica que os caracterizasse como divinidades outros seres também não deveriam se classificar como deuses? Não seriam Musas, gorgonas, vampiros ou ate bruxos que alcançaram esta façanha consderados deuses?

Não, com certeza não é a imortaliade que faz um deus embora esta seja uma caracterisita presente em todos eles. Em minha visão creio que o que faz os deuses é o fato dele sserem personificações de forças imensas e infinitas e ao mesmo tempo carregarem em si funções arquetipicas presentes em seus mitos.

Que arquetipicos são esses? A mãe protetora, a amante traida, o medo da rejeição... estas funções são muitas e estão presentes obviamente não apenas nos mitos dos deuses mas também no mito de varios mortais sejam eles ou não herois.Os deuses então possuem essas caracteristicas que os fazem tão humanos, pois eles foram criados por humanos e estes só poderiam criar deuses a qual podiam entender e compreender, por isso os deuses são tão humanos apesar da natureza divina.

Concluindo então o que faz um deus é estas caracteristicas arquetipicas, a imortalidade e por fim o fato de serem personificações de forças (muitas vezes da natureza ou de sentimentos, como deuses do amor, do medo, dos trovões das aguas, entre outros). Estes deuses se perpetuaram na memoria e no imaginario popular atraves de seus mitos fascinantes e envolventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário