Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O arquetipo do héroi grego



O termo héroi na Grecia antiga tinha um sentido bem diferente ao que nós temos atualmente. Para nós o héroi é uma pessoa com poderes sobre-humanos que age em bem do povo. Qualidades como honestidade, justiça, lealdade e coragem são comuns a todos eles que não agem procurando a gloria e a fama, mas essas são consequencias de seus atos benevolos a sociedade e ao mundo.

Nos mitos gregos os hérois são bastante presentes, mas seu conceito é diferente. Primeiramente o héroi tem sim habilidades sobre-humanas, Hercules tinha uma força tremenda, mesmo bebe estrangulou duas serpentes venenosas enviadas por Hera para mata-lo. Teseu moveu uma rocha para conseguir adquirir a espada e as sandalias de seu pai de criação, rei de Atenas. Para os gregos, os hérois usavam destas habilidades extraordinarias para livrar a grecia de monstros e bandidos, pois eles eram os unicos capazes disso. Agora chegamos a pergunta crucial, porque apenas eles poderiam realizar tais façanhas? O que os fazia tão especiais, tão unicos?

A respsota a essa pergunta esta em suas origens. Os hérois gregos tem em sua maioria origem divina. Eles nasceram de união entre deuses e mortais, são semi-deuses, e por isso podem realizar proezas que nenhum outro humano poderia, mas apesar dessas incriveis habilidades eles ainda são mortais, podem ser mortos, pois não são deuses.

Existem porem hérois que não tem origem divina, Odysseu é filho de pais mortais, mas mesmo assim realizou feitos incriveis. Este héroi é bastante interessante, se analisarmos os mitos de Odysseu percebemos que ele consegue realizar feitos heroicos não pela força e habilidades sobre-humanas, mas sim atraves da inteligencia. Ele é astuto e em toda sua jornada é guiado por Atena deusa da sabedoria. Alem do mais poucos sabem, mas o héroi de Itaca é descendente distante de Hermes, um deus que por sua astucia e esperteza também alcançou grandes feitos. Então tendo herdado de sua distante origem a astucia de Hermes, e sendo guiado por Athena o héroi consegue realizar seus feitos heroicos.

Como ja falamos das habilidades dos herois e suas origens vamos nos ater a outro ponto importante dos hérois gregos, as motivações que os levam a agir. Para os gregos a justiça não era sempre a força que movia o héroi ele não age o tempo todo pelo bem do povo, mas as vezes por motivos pessoais, muitas vezes de forma egoista e desonesta, ou então agem buscando a gloria e em consequencia disso acabam relizando feitos beneficos ao povo.

Hercules é um grande exemplo disso, realizou seus doze trabalhos para se purificar, o héroi é marcado pela culpa que sentia por ter matado sua familia e a realização dos trabalhos era uma forma de auto-punição. Odysseu mata os pretendentes de sua esposa por um motivo puramente pessoal, realizou uma chacina matando os cinquenta pretendentes (não que eles não merecessem esse destino...). Ainda analisando o héroi de Itaca, não foi sua esposa Penelope sempre fiel ao marido mesmo com tantos pretendentes a pressiona-la a se casar? Mesmo quando todos acreditavam que seu marido havia morrido em Troia? A princessa se manteve fiel ao marido, Odysseu por outro lado não manteve a fidelidade, tendo constantes casos extra-conjugais despossando, outras mulheres como a linda Calipso e a poderosa Circe.

Os herois gregos tem um aspecto de dualidade, hora são bondosos hora agem de forma extremamente anti-etica. Teseu abandonou Ariadne depois de tudo que ela fez para ajuda-lo, e o que não dizer de Jasão que descartou Medeia apos a feiticeira ter traido seu proprio pai e fugido com o heroi?

Os herois gregos matam monstros, lutam em guerras e despossam lindas princesas. Por outro lado traem, agem de forma egoista e em seu final morrem de forma banal e infantil, a algumas excessões que tem finais gloriosos como Hercules que se torna um deus ao desposar a linda deusa Hebe.

Estes herois, personagens fantasticos ainda nos fascinam em seus mitos e aventuras e continuarão a fascinar as pessoas das gerações futuras com suas qualidades e defeitos tão divinos e tão humanos. Pois são seus defeitos que os tornam ainda mais cativantes, todo personagem perfeitinho demais acaba se tornando superfciais e sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário