Pesquisar este blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

Persefone



Persefone é a deusa da primavera, filha de Deméter e Zeus. Quando ainda jovem, sua beleza aflorava atraindo a atenção de todos, foi por isso que o deus do mundo dos mortos, Hades, a raptou e a levou para o seus domínios  tornando-a sua esposa. Hades sabia que para ter por direito a deusa como companheira deveria fixa-la ao mundo dos mortos, por isso ele ofereceu a Persefone uma semente de roma e ela ingenuamente o comeu, se alimentando de algo que vinha do mundo dos mortos ela estava se fixando ao novo lar

A mãe de Persefone, Deméter, ao saber do desaparecimento da filha ficou deprimida e vagou pelo mundo a procura dela. Sendo deusa da vegetação Deméter tinha como dever cuidar das colheitas e fazer com que a terra descem bons frutos. Ela porem estava triste demais com a ausência da filha e deixou seus deveres de lado pois para ela as obrigações maternas veem antes de seus deveres e obrigações divinas.

Como consequência da falta de cuidado e de atenção que Deméter depositava a terra, os campos não mais davam boas colheitas, um longe e tenebroso inverno caiu sobre a terra, as arvores secaram, as flores murcharam e um veu branco de neve cobriu o mundo.

Vendo esta situação caótica Zeus resolveu intervir, ordenou que Hades devolvesse Persefone a mãe, este porem sabiamente retrucou dizendo que ela havia comido uma roma, uma comida de seus domínios e por isso ele tinha por direito ficar com a deusa. O pai dos deuses e dos homens sabia que se Persefone ficasse no mundo dos mortos, a terra enfrentaria um inverno eterno pois Deméter não mais cuidaria de suas obrigações, e por isso decidiu que a deusa ficaria trés messes do ano no mundo subterrâneo  o restante do tempo passaria no olimpo, com a mãe.

Este é o principal mito de Persefone, nele é contado o ciclo das estações, pois quando a deusa esta no mundo inferior Deméter triste não cuida da terra e veem o inverno. Ao fim dos trés messes a deusa volta e a mãe se alegra chega o verão e depois a primavera. Quando Deméter sabe que o tempo da filha com ela esta se acabando ela se entristece chega o outono e por fim ela retorna ao mundo dos mortos iniciando novamente o ciclo com o inverno.

Persefone tem um historia por demais interessante, e ambigua se por um lado esta ao lado da mãe ajudando na nutrição da terra por sendo uma deusa geradora da vida, por outro desce ao mundo dos mortos se tornando a rainha do mundo inferior. Filha de Deméter que representa a terra e a vida e de Zeus deus do céus e por fim se caso com Hades deus do mundo inferior. Persefone esta ligada então aos trés niveis ceu(divino), terra (mortal), e subterrâneo (morte), caminhando livremente entre o ciclo da vida e da morte.

Nos mitos Persefone aparece principalmente em sua face de rainha do mundo dos mortos. Psique ao cumprir os quatro trabalhos que foram impostos pela deusa Afrodite, teve como o trabalho final descer ao mundo dos mortos (que simboliza o inconsciente  e pedir a filha de Deméter uma caixinha com um pouco da beleza imortal, tendo que entrega-la a deusa do amor. Quando o mortal Sisifo que almejava enganar a morte tentou sair do mundo subterrâneo foi pedir permissão a Persefone e não a Hades, isso se da porque apesar de poderosa Persefone é bastante inocente e fácil de se manipular, Hades foi o primeiro a engana-la lhe fazendo comer a roma.

Persefone esta intimamente ligada a sua mãe, é impossível falar de uma deusa sem citar a outra, o amor mutuo entre ambas é forte sendo elas as nutridoras da terra, seu mito tem uma importância gigantesca, sendo nele apresentado a força feminino e maternal superando ao machismo dos deuses. Psique é outra grande heroína neste ponto sendo considerada uma "Hercules feminina" por travar com louvor e honra seus quatro trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário