Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quetzalcoatl



Uma das principais divindades astecas. Quetzalcoatl (Quetzal significa ave de rica plumagem, coatl tem como tradução serpente) sendo assim o deus possui os atributos destes dois animais totemicos. Como serpente esta presa a terra e nela se arrasta, como ave sobe aos seus e pode ver alem. Quetzalcoatl é então um deus possuidor de uma dualidade, possui tanto o poder da criação quanto o da destruição.

O deus possui varias qualidades, é detentor de grande conhecimento, possui o poder da fecundação. Os ensinamentos de Quetzalcoatl foram passados verbalmente de geração em geração sendo registrados por escrita por cronicas espanhóis. Dentre os feitos do grande deus esta a conquista de Chichen Itza e a fundação da liga de Mayapan.

Quetzalcoatl é filho do deus Ometeotl que criou alem dele mais trés deuses, seus irmãos. O deus deu aos seus quatro filhos o trabalho de completar a obra da criação que foi por ele iniciada, e depois disso viajou aos planos superiores exilando-se do mundo. A tarefa imposta pelo deus, por si só já era por demais difícil  porem antes de começarem os novos deuses deveriam se livrar de uma grande ameaça a toda a vida, a deusa peixe-crocodilo, unica criatura marinha existe, possuidora de uma fome insaciável e se alimentava de toda e qualquer vida que encontrasse.

Quetzalcoatl e seu irmão mais velho se puseram a caçar a temível besta. Armaram um plano eficaz  porem perigoso, o irmão de Quetzalcoatl cortou o próprio pé e o jogou no mar, a deusa-peixe ao sentir o odor do sangue nadou e engoliu a isca, quando isso ocorreu os deuses pularam sobre o monstro e o atacaram violentamente. A batalha foi sangrenta, mas os irmãos dilaceraram o corpo de seu oponente e o dividiram em quatro partes estas quais formaram os quatro pontos cardiais (norte, sul, leste, oeste), depois dividiram o céu da terra formando assim o tempo e o espaço.

Apos a consolidação e harmonização da terra o pai de Quetzalcoatl pariu dos ceus uma enorme adaga de pedra que ao se chocar contra a terra se espatifou em muitos pedaços criando assim uma grande gama de divindades  foram exatamente 1600 novas divindades aos quais apenas algumas são conhecidas na mitologia asteca.

Os deuses voltaram a se concentrar em sua importante tarefa, advertidos pelo pai deveriam gerar uma nova raça de seres que os adorariam, e para isso lhes deu valiosos ossos que serviriam de matéria prima para esta tarefa, assim se iniciou o árduo trabalho da criação da humanidade. Por quatro vezes os deuses tentaram e por quatro vezes falharam. Decepcionados consigo mesmos as divinidades desistiram de seu trabalho, mas Quetzalcoatl estava determinado a levar a tarefa ate o fim.

A quinta tentativa de se criar os humanos foi feita apenas por Quetzalcoatl que picou os ossos transformando-os em pó, depois cortou seu próprio penis, simbolo da fertilidade, e misturando ambos e moldando-os nas chamas criou apos duro esforço os seres humanos.

O deus criou a cidade mítica de Tullan e la viveu como rei aconselhando e guiando seu povo. Os humanos o adoraram e a cidade prosperava sobre o governo do grande deus, mas como todo local perfeito, Tullan estava fadado a ruina.

O irmão mais velho de Quetzalcoatl, o mesmo que sacrificara seu pé na batalha contra a deusa-besta marinha, nunca havia perdoado o irmão pois este recebera toda a gloria da vitoria. Assim o deus se disfarçou de ancião e ofereceu a Quetzalcoatl uma bebida alcolica dizendo esta se tratar de um maravilhoso remédio  O deus tomou a bebida e voltou a toma-la mais trés vezes, ficando assim embriagado. Estando fora de si pelo efeito do "remedio" Quetzalcoatl fez injurias e atos terriveis contra seu povo, ao qual a maior delas foi possuir uma de suas irmãs. Envergonhado o deus partiu para o oeste, abandonando seu povo e se tornando na estrela de Venus, deixando porem a promessa de que um dia voltaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário