Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Belerofonte



Belerofonte pode-se traçar o significado de seu nome como "Aquele que possui muita força". Filho de Poseidon tendo como pai "humano" a Glauco (filho de Sisifo) e a Eurímone como mãe. O herói nasceu nasceu em Corinto.

Já adulto, o filho de Poseidon matou sem querer a sei próprio irmão Delíades (conforme outras nomenclaturas Píren). Devido a esse acontecimento foi exilado e se refugiou no reino de Tirinto aonde foi acolhido pelo rei local Preto.

Foi em Tirinto que o herói teve sua segunda desgraça. Aconteceu que a esposa do rei, Anteia se apaixonou perdidamente por ele. Belerofonte a repudiou, irada com a recusa Anteia acusou-o falsamente de te-la violentado. Preto então mandou o herói embora, para a Lícia aonde reinava seu sogro Ióbates.

Acontece que Preto havia enviado secretamente uma carta ao sogro pedindo-lhe que matasse o hospede. Ióbates já o tendo hospedado em seu reino se recusou a tal ato, porem tramou elimina-lo de outra forma. O rei da Lícia pediu que Belerofonte matasse a Quimera, um ser monstruoso com corpo de cabra, cauda de serpente e trés cabeças, uma de cabra outra de serpente e a ultima de leão.

Atena (outros dizem ter sido seu pai Poseidon) ao ver o qual impossível era a tarefa imposta ao herói enviou o cavalo alado pegaso para ajuda-lo. Com a ajuda de Pegaso Belerofonte derrotada facilmente o monstro. Impressionado com a vitoria de seu hospede, o rei da Lícia o envia para mais duas tarefas: a primeira delas derrotar aos Solinos, filhos de Ares, a segunda bem mais difícil enfrentar as temíveis amazonas.

O herói saiu vitorioso das duas lutas, e quando voltava da ultima batalha em direção a Licia Ióbates lhe envia  uma ultima provação. Reunindo seus melhores homens o mandam armar uma embocada contra o filho Poseidon, tal artimanha porem fracassa, e Belerofonte triunfa novamente.

Quando o herói volta a Lícia, Ióbates fica impressionado com todo o poder dele e se convence de que tal homem so poderia ter vindo de origem divina. Assim ele oferece a sua filha Filône em casamento e apos morrer lhe da também o trono da Licia.

Pois é nesse ponto do mito que o mal acomete ao filho de Poseindon. Como é comum aos heróis gregos, Belerofonte ao alcançar o poder se torna vaidoso e arrogante. O herói se acomoda em seus triunfos passados e com seus prêmios conquistados (o reino e a princesa) que deixa de evoluir, decaindo para um estado inferior.

Cheio de orgulho Belerofonte se acha mais poderoso que os próprios deuses. Assim monta em pegaso e tenta subir ao Olimpo para desafiar os imortais. Zeus ao ver tamanho ato de desafronta o fulmina com raios, fechando-se assim o final trágico do herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário