Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Analise: Percy Jackson e o ladrão de raios

Atenção, este post contem spoilers!!!

Já se falou aqui no blog sobre o primeiro livro da saga Percy Jackson. Na ocasião fiz apenas uma apresentação superficial do livro, resumindo em poucas linhas o enredo da historia. Hoje porem venho fazer uma analise mais completa e encorpada sobre o livro. ´Primeiramente irei contar a historia, fazendo comentarios relevantes sempre que necessario, e enquanto isso apresentado da melhor forma cada personagem da narrativa.

Percy Jackson era um garoto comum que sofria de dislexia e deficit de atenção. Logo no inicio da historia ele descobre ser na verdade um meio-sangue (denominação para semi-deus), ele é levado para o acampamento meio-sangue pela mãe de percy, Sally, e por Groover seu amigo no colégio que é na verdade de um satiro (criatura meio humana meio bode), antes que chegem no destino porem o grupo é atacado pelo minotauro, que havia sido enviado pelo deus Hades. O monstro sequestra a mãe de Percy que enfurecido consegue matar o temivel homem-touro.

É quando Percy chega ao acampamento meio-sangue que a historia de fato começa. Os principais personagens (como também os secundarios) são apresentados. O senhor D que é na verdade é Dionisio o deus do extase e do vinho, o que chega a ser irônico  pois ele não apresenta muito êxtase .. na verdade esta sempre entediado. Dionisio é o diretor do acampamento e toma todas as decisões ali, embora na maior parte das vezes deixa para Quirion tomar as rédeas e comandar o acampamento.

Falando nele, vamos apresenta-lo. Quirion é um centauro, mestre de muitos herois prodigosos como Hercules. É ele quem treina os semi-deuses, amigo leal e tutor de Percy, quem por sinal sempre se apegou desde o começo. Quirion já conhecia o herói pois trabalhava disfarçado como professor em sua antiga escola, analisando as qualidades de filho de Poseidon. O centauro sempre confiou nas habilidades e no potencial de Percy sendo ele claramente seu aluno favorito.

Outros personagens são apresentados no acampamento. De forma leve e superficial aparece Clarisse, filha de Ares, a garota adora entrar em brigas e lutar. A heroína aparece como rival de Percy, porem sua passagem é curta, tendo enfase de fato apenas no segundo livro da serie "O mar de monstros". Luke outro personagem que aparece nesse livro, filho de Hermes, o jovem sempre tratou Percy de forma simpática e sempre o ajudou, sendo um heroi famoso e o mais habilidoso semi-deus do acampamento, Luke é um modelo a ser seguido. Só no final do livro descobrimos que o filho de Hermes é um traidor que trabalhava para Cronos e se torna o grande rival de Percy.

A ultima e mais importante personagem a ser apresentada no acampamento meio-sangue é sem duvida Annabeth. Filha de Atena, a jovem tem uma rivalidade com Percy pois seus pais (Poseidon e Atena) detinham uma antiga rivalidade. Apesar da desavença inicial ela se une a Percy na missão que é imposta ao herói  encontrar o raio de Zeus que foi roubado ao qual ele era o principal suspeito, junto aos dois vai também Groover. Annabeth é indiscutivelmente a garota dos planos, é o cérebro da equipe, e pela impressão que temos ao ler o livro é quem se tornara o futuro par do herói.

Depois de ordenado a buscar o raio de Zeus o trio começa sua aventura, enfrentam varias criaturas da mitologia grega. Dentre as varias lutas do grupo vale destacar a mais importante. O duelo contra Ares, confesso que acho um tremendo exagero ele enfrentar um deus e sair vitorioso da contenda. Fica claro que o deus da guerra não lutou com tudo, ele lutara apenas na forma humana sem revelar sua verdadeira forma, a forma divina. Embora enfrentando Ares "como humano" mesmo assim a vitoria não foi completa, ele conseguiu apenas ferir o deus. Em minha opinião a luta contra Ares poderia ter sido colocada no segundo livro, e no primeiro volume se mostrar um duelo com Luke.

Fechando este post, gostei um pouco do livro, tem uma historia interessante e boas cenas de ação, mas a forma de como são apresentados os deuses e criaturas da mitologia considero péssimas  Esta visão moderna que chega a ser cômica me foi decepcionante, dando um exemplo, o deus Ares que imagino portando uma armadura majestosa e armado de espada ou machado, aparece no livro como um bad-boy de óculos escuros, em uma moto forçante. Neste ponto gostei do filme pois tratou os deuses e as criaturas de forma bem mais atraentes (ta certo que eles mudaram COMPLETAMENTE a historia...). Em suma Percy Jackson não é um dos meus livros favoritos, entrete é divertido, mas acho que por eu gostar muito de  mitologia grega não consigo ver uma Medusa assando churrasco e achar divertido...

2 comentários:

  1. Já li, é muito maneiro

    ResponderExcluir
  2. É massa, e a coisa melhora nos livros seguintes. Eu gosto, mas o unico defeito em minha opinião é essa forma de apresentar os deuses e criaturas místicas. Tirando isso não vejo nenhum ponto negativo relevante.

    ResponderExcluir