Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Narciso


Filho do rio Cefiso e da ninfa Liriope. Narciso logo ao nascer era de uma beleza impar. Nunca havia se visto tamanha beleza nem mesmo entre os imortais.
Assim começa o mito, e logo podemos fazer algumas observações sobre o mesmo. É comum nas historias gregas haver um limite, uma "linha invisível", que delimita os limites humanos. Ultrapassar esse limite (propositalmente ou não) é um erro fatal, pois um mortal não deve jamais competir com os imortais. Eles são ciumentos e vingativos, e estão prontos para punir severamente aqueles que os desafiarem.
Narciso é uma dessas pessoas que ousou ultrapassar os limites humanos, podemos fazer uma analogia com a historia de Icaro que por tentar voar alto demais para alcançar o sol teve suas asas derretidas e morreu tragicamente afogado. O destino do filho de Liriope é, literalmente, o mesmo.
Narciso cresceu, um jovem bonito ao qual todas as mulheres da Grécia se apaixonavam. Todas as cortejavam, mas Narciso orgulhoso demais de sua beleza amava apenas a si próprio, sendo incapaz de ver alguma beleza nos outros, assim dispensava todas suas admiradoras com frieza.
Preocupada com o filho, Liriope foi consultar um velho e cego profeta Tirésias. Ela perguntou ao profeta sobre o futuro de Narciso e o velho respondeu que contanto que ele nunca visse seu reflexo, Narciso teria uma vida longa.
Apos ouvir as palavras de Tiresias, a mãe de narciso jogou fora todos os objetos refletores e aconselhou ao filho jamais contemplar o próprio reflexo. 
Narciso assim fez, e por anos viveu sem problemas, um dia porem enquanto se banhava as margens de um lago ele acabou contemplando por acidente seu rosto refletido nas águas. Narciso se apaixonou pela imagem que viu, como foi dito ele era uma pessoa fútil incapaz de amar aos outros, seu amor se restringia apenas a sua própria pessoa, a sua beleza, e apos ver seu reflexo ele mergulhou nas águas do lago, nadando desesperadamente atras de seu reflexo. Narciso morreu afogado e de onde ele morreu nasceu uma flor de rara beleza chamada Narciso.

É preciso uma rápida observação sobre a flor-narciso, ela é descrita como "bonita e inútil" de uma enorme beleza, porem era apenas bela e nada a mais. Outro ponto interessante e importante para ressaltarmos é que Narciso nasceu de uma ninfa com um rio, tendo assim suas origens em seres que representam as forças da natureza. Ele morre na aguá e se torna uma flor, mostrando sua relação com os poderes da natureza.

Foi em homenagem a Narciso que foi criado o termo Narcisismo, usado para definir pessoas preocupadas apenas consigo mesmas, egoístas, e excessivamente orgulhosas, fúteis e incapazes de ver beleza em algo que seja diferente de um espelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário