Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hestia


Hestia é uma dentre os seis filhos de Crhonos, irmã de Hades, Poseidon, Zeus, Hera e Demeter. É fato que a presença de Hestia na mitologia grega é sutil e passa por muitos desapercebida, porem apesar da personalidade reclusa ela é uma deusa de grande poder e de grande importância no olimpo.

Hestia é a deusa da lareira, temos que nos atentar no sentido da lareira na Grécia antiga, ela assume um papel de união familiar "A lareira a qual todos se sentam em circulo ao seu redor", o calor humano que liga a todos da família.

Hestia também simboliza a lareira em seu sentido religioso. O fogo sempre teve um significado religioso, ascendemos velas para os santos, na Wicca é comum ascenderem velas nos rituais em homenagem ao deus e a deusa, e também para representar o elemento do fogo.

Hestia é uma deusa reclusa, ela se priva de todos os prazeres, e se isola no Olimpo aonde reza pela estabilidade e paz entre os olimpianos. É uma deusa bondosa, sendo muitas vezes mencionada como a chama do olimpo. Ela representa as mulheres devotas a trabalhos religiosos. 

Na Grécia antiga as sarcedotisas que trabalhavam nos templos deveriam ser imaculadas e puras, fato ao qual não deveriam ceder aos prazeres da carne e deveriam se manter virgens. Hestia representa bem este papel, sendo ela uma deusa virgem (assim como Artemis) embora que no caso da deusa da caça essa reclusão sexual se deu ao fato de que ela sentia pavores de ficar gravida e sentir as dores do parto, e no caso de Hestia a reclusão sexual foi uma escolha feita para manter sua pureza.

Junto com Zeus, Hestia representa uma força que liga os olimpianos e os mantem unidos. No caso do pai dos deuses ele mantem a ordem por causa de seu poder e autoritarismo, já no caso de sua irmã ela é uma chama gentil que acalma  a todos acabando com os desentendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário