Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

Orfeu



Orfeu nasceu na Trácia, filho de Apolo e de Caliope (uma das nove musas), era um excelente musico, cantor e poeta, sua maestria com a lira era tanta que quando ele começava a tocar os animais selvagens o seguiam, as arvores inclinavam suas copadas para ouvi-lo e ate os homens mais coléricos se acalmavam.

Orfeu era casado com a ninfa Eurídice a quem era profundamente apaixonado, um dia a jovem morreu com a picada de uma serpente, inconformado e abalado com uma imensa tristeza e depressão Orfeu resolve descer a profundeias do Hades para recuperar sua amada. O poeta trácio desceu ao Hades, la encontrou o barqueiro Caronte que apos ouvir seu apelo desesperado aceitou leva-lo ate o deus do mundo subterrâneo. Chegando a presença de Hades e Persephone Orfeu tocou a mais bela e linda canção, a sua lira chorou ecoando notas que expresavam toda a dor e sofrimento do poeta. comovidos Hades e Persephone deixaram que ele levasse Eurídice de volta ao mundo dos vivos, mas lhe impulsarem uma condição, ele seguiria a frente e a esposa seguiria seus passos, mas por hipótese nenhuma Orfeu deveria olhar para trás, apenas quando estivessem saído dos domínios de Hades.

Assim Orfeu fez, junto de Eurídice ele percorreu quase todo o Hades, mas quando estava muito próximo de sair do mundo dos mortos foi assolado por uma duvida mortal, e se Eurídice não estivesse atrás dele? E se tudo não passasse de um cruel ardil do deus? Não aguentando mais Orfeu olhou para trás, ele viu Euridice que sumiu se esvaindo para sempre. Orfeu ainda tentou retornar a Hades e lhe implorar novamente pela alma da esposa, mas Caronte não o permitiu.

O mito de Orfeu nós ensina um valiosa lição, que devemos seguir sempre em frente, apesar dos problemas e dos obstáculos que a vida nós impõe, o filho de Caliope não conseguiu superar a morte da esposa, volta ao hades regressa para tentar recupera-la, e analisando o mito que percebemos o verdadeiro sentindo do olhar para trás Orfeu cometeu um erro comum entre os mortais nos contos gregos, ele tentou ultrapassar os limites, da mesma forma que Aracne ao se intitular melhor fiandeira que Atenas e tentar supera-la, ou que a Minos por não sacrificar o touro como Poseidon lhe ordenou, Orfeu como Icaro subiu demais, se aproximou demais do sol (do divino, pois os deuses são imortais e reinam acima da vida e da morte) e por isso foi punido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário