Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

Leto

Leto é uma deusa com origem desconhecida, sua maior importância se da por ser a mãe dos gémeos Apolo e Artemis, como amante de Zeus e gravida, Leto percebendo que estava próximo o momento de dar a luz aos filhos percorreu a terra procurando um lugar para realizar o parto, porem todos os lugares da terra se recusaram a acolher Leto pois temiam a cólera de Hera que com raiva de Zeus por mais uma de suas infidelidades, estava disposta a fazer de tudo para impedir o nascimento dos filhos de Leto.

Foi a ilha de Ortígia quem acolheu a Leto, por ser uma ilha e não estar fixada na terra ela não tinha o que temer por parte de Hera. Leto e Zeus foram para a ilha e la se deu o trabalho de parto, por nove dias e nove noites Leto se contorceu de dor porem sem conseguir dar a luz aos filhos, este fato se deu porque Hera possuída de ciumes manteve no Olimpo Ilitia a deusa dos partos que tendo cruzando a perna esquerda sobre a direita impediu o parto.

Todos os deuses tentaram ajudar a Leto, porem sem o consentimento de Hero e a ajuda de Ilitia seria impossível realizar o nascimento, os deuses então decidiram enviar ao Olimpo Iris a deusa das cores e também mensageira em especial das deusas, Iris foi ate o Olimpo com um presente para Hera, um colar de fios de ouro e ambar entrelaçados com mais de trés metros de comprimento, comovida Hera consentiu e deixou que Ilitia permitisse o parto.

Leto deu primeiro a luz a Artemis e com ajuda dela, deu a luz a Apolo, foi por presenciar as dores insuportáveis da mãe que Artemis decidiu manter sua virgindade por toda a eternidade.

Mais tarde Apolo agradecido a ilha Ortigia por acolher sua mãe, a colocou no centro do mundo grego e mudou seu nome para Delos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário