Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Harpias



As harpias (do verbo harpádzein que significa "Arrebatar") eram descritas com parte superior do corpo de mulher e a parte inferior de ave, com grandes asas no lugar dos braços. As harpias tinham corpos de velhas com pele enrugada e seios caídos, são conhecidas trés harpias, Aelo (a borrasca) Ocipete (a rápida no voo) e Celeno (a obscuridade), as harpias habitavam as ilhas Estrofades próximas ao mar Egeu.

O principal mito das harpias, contava a historia de Fineu rei da Trácia, as harpias invadiam seus banquetes, comendo todas as comidas ou defecando sobre os alimento tornando assim impossíveis de serem digeridos. Um dia passaram pela Trácia Zetes e Calais, filhos do vento Boreas, o rei suplicou-lhes que eles o livrassem das terríveis harpias, então os dois passaram a persegui-las, eles caçaram incessavelmente as harpias, ate que elas se refugiaram na ilha de Equínades que desde então passou a se chamar ilha de Estrófades com Zetes e Calais seguindo em seu encalço. Iris ou conforme outras fontes Hermes, se postou diante dos filhos de Boreas e disse-lhes para deixarem as harpias irem pois elas eram servidoras de Zeus, eles concordaram e por isso elas prometeram não mais incomodar o rei da Trácia e passaram a viver escondidas em uma caverna em Creta.

Foi em Creta que as harpias se uniram ao vento Zefiro gerando os dois cavalos de Aquiles Xanto e Balios "mas rápidos que o vento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário