Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Hera


Hera é a deusa dos casamentos e guardiã das esposas. Ela foi uma das varias esposas de Zeus. Hera alem de esposa é irmã de Zeus, e enquanto Zeus e os demais deuses lutavam contra os titâs Hera foi enviada por sua mãe Reia para Oceano e Tetis que cuidaram dela, fato que explica a gratidão da deusa pelos dois, a outras fontes que dizem que a tarefa coube as Horas.

Muitas vezes Hera é retratada como uma deusa ciumenta e vingativa, tal fato se da, pelas constantes infidelidades de Zeus, ela por sua vez perseguiu ferozmente muitas de suas amantes ou seus filhos, o caso mais famoso foi a grande perseguição de Hera contra Hercules, foi por causa da deusa que foi imposto a ele os 12 trabalhos. Semele neta de afrodite também foi alvo da ira da rainha dos deuses. Sendo ela uma amante de Zeus Hera jamais a perdoou. Assumindo a forma de uma das criadas de Semele Hera convenceu a mortal que Zeus não a amava e que apenas se aproveitava dela, a deusa arquitetou um ardil para matar Semele, disse a ela para que fizesse o deus dos deuses prometer em nome da esfige que lhe antedesse um pedido, Zeus movido por sua paixão aceitou, mas tal logo Semele revelou que desejaria que ele se apresentasse em sua verdadeira forma ele se arrependeu de suas palavras. Zeus tentou convencer a neta de Adrodite a mudar de ideia e a pedir outra coisa, pois explicou que se lhe atendesse ao pedido, se revelasse sua forma divina, o poder que liberaria seria tão grande que ela morreria. Semele foi firme e irredutivel, triste orem obrigado a cumprir com a palavra Zeus revelou sua verdadeira forma, Semele morreu fulminada. 

De sua união com Zeus a rainha dos deuses teve trés filhos: Ares, Illitia e Hebe. Por cólera ao marido porem ela gerou sozinha a Hefesto Sendo a deusa dos casamento jamais teve relações extra-conjugais e por jamais gerou semi-deuses.

Apesar de vingativa, Hera jamais traiu Zeus, sendo uma deusa que respeita e honra os casamentos, e da mesma forma que seu marido ela é bondosa é fiel com seus protegidos, e vingativa e cruel com seus inimigos, uma duplicidade fortemente presente nos deuses gregos, o que os torna apesar de divinos tão humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário